sábado, 30 de junho de 2007

Mudanças após a derrota de Cartago

Ruínas de Cartago




As causas das mudanças sociais foram o grande fluxo de riquezas para Roma (vindo das conquistas) a ruína do lavrador, o aumento da escravidão, ao êxodo rural;
as novas classes sociais foram camada senatorial (aristocratas) eqüestre (mercadores e banqueiros), clientes (plebeus miseráveis dependentes dos patrícios) e proletários (plebeus miseráveis com prole numerosa).

Por que conquistar a Península Ibérica?

Mapa das conquistas Romanas


Devido à necessidade de obter gêneros para o abastecimento essencial e pôr fim às ameaças de invasão dos povos da região, os romanos conquistaram a Península Ibérica.

Revolta de Spartacus


Foi uma das mais significantes rebeliões, formada por cativos gladiadores, lembrada como o último grande movimento rebelde contra Roma.
Escapando de Cápua, cidade ao sul de Roma, 74 gladiadores refugiaram-se próximo ao vulcão Vesúvio e reuniram mais de 120 mil soldados.

Divisão de poderes no Senado



O Senado era dividido em poder legislativo e executivo, assumindo total autoridade. Dentro do poder executivo, existia duas Assembléias: Tribal e Curial.
A Assembléia Curial examinava os assuntos religiosos, e a Assembléia Tribal nomeava os questores( cuidavam do tesouro público) e os edis(encarregados de conservar a cidade, policiamento, abastecimento, etc).

Tarqüínio, o Soberbo

Tarqüínio governava de forma despótica, anulando os anseios patrícios de participação política.
Foi derrubado em 509 a.C por uma conjunção patrícia do Senado que queria por fim a interferência real o poder legislativo.

O que era o Nexum?

Era um instituto que colocava o devedor subordinado ao credor até total extinção da dívida; isso criava uma servidão que chegava a durar toda uma vida. A marginalização e o descontentamento, do início do príodo republicano, levaram ao agravamento das lutas de classes em Roma.

A Lei Canuléia






A Lei Canuléia favoreceu os plebeus, pois permitiu o casamento entre estes e os patrícios; acabaram-se as distinções sociais tradicionais, mas mantinha-se a distinção econômico-militar, entre ricos e pobres, altas patentes e simples soldados.


a Lei das XII Tábuas

XII Tábuas
Foi o primeiro código de leis formulado pelos dez juristas nomeados pelos patrícios;
A lei das XII tábuas veio para substituir o direito consuetudinário que, interpretado pelos patrícios, numca favorecia os plebeus; Os Decênviros com poderes absolutos redigiram-na em 12 lâminas de bronze; reconhecia o casamento do povo como ato religioso.

Escravismo


O escravismo não teve grande significação logo no início, porém com o passar do tempo e a expansão territorial, e o começo de período republicano, o escravismo se tornou modo de produção predominante.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

A pirâmide social de Roma

Pirâmide das classes:






A sociedade romana era dividida em classes:

Patrícios: cidadãos de Roma, portadores de terra e gado, eram os aristocratas.
Plebeus: os que passaram para o domínio romano durante as primeiras conquistas; eram livres mas não participavam do Senado e não podiam também formar famílias legalmente reconhecidas.
Clientes: indivíduos subordinados a aguma família patrícia.
Escravos: população recrutada emtre os derrotados de guerra, considerados instrumentos de trabalho sem qualquer direito político.



quinta-feira, 28 de junho de 2007

Guerras Púnicas





Foi uma disputa entre Roma e Catargo(cidade ao norte da África), que tinha uma hegemonia no Mediterrâneo, possuía inúmeras colônias na península Ibérica, Córsega, Sardenha e Sicília; as duas cidades disputavam a posse das colônias cataginesas na Sicília.
Essa disputa pela posse de Sicília durou de 264 a 146 a.C.
Um general cartaginês, Aníbal, chegou a atravessar Gibraltar, Pireneus e os Alpes pra atacar Roma, não obteram sucesso na investida. Essa tropa foi derrotada em Zama ao sul de Cartago; e então assim Roma arrasou de vez com Cartago.

Por que um número cada vez maior de cativos?

Escravos




A expansão do império passou a exigir novas conquistas para aumentar o numero de cativos, cada vez mais indispensáveis a estrutura socioeconômica de Roma.

Os poderes de Roma



Os três poderes (executivo, legislativo e judiciário) estão nas mãos do rei, porém delimitados; na área legislativa, o senado ou conselho dos anciões tinha poder de veto e sanção das leis apresentadas pelo rei.
A ratificação dessas leis era feita pela Assembléia ou Cúria, composta por todos os cidadãos em idade militar.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

A Lenda de Rômulo e Remo







Segundo a lenda, o príncipe troiano filho de Vênus, Enéias, fugido de sua cidade invadida pelos gregos, chegou ao Lácio e casou-se com uma filha do rei latino; Seus filhos, Rômulo e Remo, foram jogados ao rio Tibre pelo rei de Alba Longa, mas foram salvos por uma loba que os amamentou tendo em seguida sido encontrados por camponeses.

Povos Formadores de Roma






Desses 3 povos o mais importante para a fundação de Roma foram os latinos, habitantes do Lácio; Roma foi fundada no centro da península pelos povos da região do Lácio, inicilamente um centro de defesa contra os ataques etruscos.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Nasceu!!!



tan tan tan tan...







Nasceu nosso blog!!!

O blog com mais conteúdo da net!!![oooh]
Venha conosco descobrir a história do famoso Império Romano!